É hora de finalmente excluir sua conta do Gmail? Talvez você tenha uma conta alternativa que nunca usa, queira mudar para um provedor de e-mail diferente ou esteja cansado desse nome de usuário bobo que criou há uma década. Seja qual for o motivo, você quer que seu Gmail acabe.

É importante ter em mente que excluir uma conta Gmail é um processo permanente que, após um breve período de tempo na qual você pode recuperá-la, remove esse endereço do cliente de e-mail completamente. Você não pode mudar de ideia nem criar uma nova conta com o mesmo endereço de e-mail, e ninguém mais pode usá-la. Eliminar uma conta também significa que você excluirá todos os e-mails dentro dela para sempre, por isso, se você tiver alguma informação valiosa e exclusiva armazenada em sua conta, é importante procurá-la e fazer o backup dela em outro lugar primeiro.

Dito isso, apagar sua conta de Gmail não exclui sua conta do Google. Sua Conta do Google é um perfil que abrange todos os serviços do Google, incluindo o Google+ e o YouTube. A exclusão da sua conta do Gmail eliminará apenas seus dados do Gmail, não sua identidade do Google ou outras coisas que você fez com ela. Se você ainda deseja continuar, veja o que você precisa saber.

Coisas para fazer antes de apagar sua conta do Gmail

Antes de excluir seu Gmail, verifique se esse endereço de e-mail não está mais anexado ao seu banco, à Amazon ou a outras contas importantes, pois não há como encaminhar e-mails enviados para seu endereço de e-mail depois de ser excluído. Então, vá para suas contas mais importantes primeiro e altere o e-mail de contato.

A próxima coisa a fazer, se você quiser, é baixar todos os e-mails importantes do Gmail. O Google na verdade tem uma ferramenta interna para fazer isso. É chamado de “Fazer o download dos seus dados“. Visite o link e desmarque todas as caixas exceto o Correio. (Clique na caixa “Não selecionar nenhum” e, em seguida, clique no controle deslizante ao lado de “Correio” para torná-lo azul.) Você também pode optar por salvar apenas os e-mails em determinados marcadores. Basta clicar em “Incluir todos seus e-mails” ao lado de E-mail para escolher quais etiquetas devem ser baixadas.

fazer download de todos os emails do meu gmail

Quando estiver pronto, clique em “Próxima” e siga as instruções para salvar seu conteúdo da caixa de entrada.

Como excluir minha conta do Gmail

Pelo PC

Faça login na sua conta do Google usando qualquer um dos serviços do Google (usaremos o Gmail para demonstrar.), Clique na sua foto do perfil do Google no canto superior direito e selecione “Minha conta“.

Na tela “Minha conta, clique na opção “Excluir sua conta ou seus serviços” destacada em vermelho abaixo.

passo a passo para excluir gmail

Na tela seguinte, role a tela para baixo até chegar ao cabeçalho “Excluir sua conta ou serviços” e, em seguida, clique em “Excluir produtos” e faça login pela última vez em sua conta atual do Gmail.

selecionar o produto de Google a remover

Você verá uma lista de serviços do Google anexados à sua conta que você pode excluir. (É bom saber no caso de você querer excluir outros serviços do Google no futuro.)

Clique no ícone da lixeira ao lado de “Gmail” e insira um endereço de e-mail quando solicitado, para que suas outras contas do Google – Drive e assim por diante – permaneçam ativas. Seu endereço de e-mail alternativo não pode ser outro endereço do Gmail.

selecionar a conta email para deletar o gmail

Depois de fazer isso, você receberá um e-mail no endereço digitado, solicitando que você clique em um link e confirme que realmente quer acabar com sua conta do Gmail.

email de verificação para conseguir eliminar o gmail

Clique no link e, em seguida, leia a mensagem do Google que afirma corretamente não ser “o blá blá usual”. A coisa mais importante a ser observada é se você estava usando esse e-mail como endereço de recuperação para dados bancários, contas importantes, etc. ., você não poderá mais acessar essas informações.

ultimo passo para excluir definitivamente o gmail

Agora que você considerou todas as consequências, está pronto para excluir sua conta? Em caso afirmativo, marque a caixa na parte inferior da caixa “blá blá” e selecione “EXCLUIR GMAIL“.

É isso aí! Você não tem mais acesso a nenhum conteúdo da caixa de entrada do Gmail porque esse endereço do Gmail não existe mais. Para reiterar, você ainda poderá acessar seus outros serviços do Google anexados ao endereço do Gmail excluído usando o e-mail registrado anteriormente.

Como apagar sua conta Gmail do celular ou tablet

Android

  1. Vá para as configurações no seu dispositivo Android
  2. Navegue até Contas e toque para acessar a lista de contas
  3. Toque na conta email do Gmail que você deseja apagar
  4. Toque no menu (os três pontos verticais)
  5. Toque em Remover conta para continuar
  6. Um pop-up de confirmação será exibido com Cancelar e Remover conta
  7. Toque em Remover conta para remover permanentemente o Gmail do dispositivo Android

Iphone (iOS)

  1. Ir para o aplicativo do Gmail no seu dispositivo iOS
  2. Toque no ícone Menu
  3. Vá para Gerenciar Contas
  4. Toque em Editar na parte superior do aplicativo
  5. Toque no botão Remover na conta que você deseja remover
  6. Toque em Remover a segunda vez quando solicitar a confirmação de remoção permanente

Anular o processo de exclusão

Ficando frio com a perspectiva de uma vida sem o Gmail? Por um período limitado de tempo, duas a três semanas após a exclusão, pelo ajuste de contas do Google, você poderá recuperar sua conta email do Gmail em sua totalidade. Além disso, você ainda deve poder restaurar seu endereço do Gmail, mas todos os seus e-mails contidos nele serão removidos.

Para fazer isso, acesse a página de recuperação de conta do Google e siga as instruções na tela para ver se você pode recuperar sua conta.

Conclusão

Então você tem isso. É quase estranho o quão simples é excluir sua conta email Gmail, considerando o quão significativas são as implicações. Você quase sente que deve haver algum tipo de processo de entrevista para apagar sua conta do Gmail, falando sobre o que a decisão significará para você e sua vida.

Mas não! Vários cliques e está feito. Volto a ressaltar que você deve garantir que fez backup de tudo o que é crucial no Gmail e que selecionou um endereço alternativo para receber as informações mais importantes.

Categorias: E-mail