Você não pode negar que o Instagram pode ser um vício total. Talvez você esteja cansado de sentir que tem que capturar cada momento de sua existência, ou talvez esteja cansado de ver as fotos perfeitamente colocadas da vida de todos os outros. Talvez esteja cansado de esperar que esses vídeos de um minuto sejam carregados no ônibus.

Felizmente, a exclusão de sua conta do Instagram requer apenas alguns cliques e confirmações no site do Instagram. No entanto, excluí-lo não é para o coração, pois isso excluirá definitivamente sua conta e tudo o que estiver associado a ela (ou seja, suas fotos, vídeos, comentários, curtidas e seguidores).

O Instagram também afirma que não pode – ou simplesmente não irá – reativar sua conta caso você acabe mudando de ideia três dias depois, quando as retiradas de hashtag começam. Da mesma forma, nem você (nem qualquer outra pessoa) poderá se inscrever com o mesmo nome de usuário. Nunca mais.

Se você não tem certeza sobre a possibilidade de querer recuperar o acesso a sua conta no Instagram mais tarde, o Instagram oferece um recurso de desativação temporária. Isso permite que você desative sua conta por um breve período e ainda a acesse mais tarde.

Como desativar o Instagram temporariamente

Para desativar temporariamente uma conta no Instagram, com vistas a ressuscitá-lo ou excluí-lo definitivamente mais tarde, siga estas etapas:

passos para desativar o Instagram temporariamente

  1. Visite o site Instagram e faça login na sua conta – você não pode desativar uma conta no Instagram desde o aplicativo. Ou acesse diretamente através deste link (e pule ao passo 4, logo de fazer login).
  2. Navegue até a sua página de perfil e clique em “Editar perfil“.
  3. Selecione “Desativar temporariamente minha conta” na parte inferior da página.
  4. Abra o menu suspenso ao lado de “Por que você está desativando sua conta?” E selecione a opção mais relevante para você.
  5. Redigite sua senha do Instagram quando solicitado.
  6. Selecione “Desativar temporariamente a conta“.

Excluir minha conta do Instagram definitivamente

Passo 1: Navegar à página “apagar sua conta”

página para excluir conta no Instagram

Infelizmente, você não pode excluir sua conta do Instagram diretamente do aplicativo para o celular, o que significa que você precisa visitar o site do Instagram para fazer isso. Também não há uma maneira fácil de acessar a página Excluir sua conta” do seu perfil, o que é um pouco frustrante. A maneira mais fácil, a partir de agora, é ir direto para a página de exclusão.

Se você ainda não fez login no seu navegador, reserve um tempo para digitar seu nome de usuário e senha antes de clicar no botão Login” abaixo desses campos de texto.

Como alternativa, clique no botão azul Esqueceu” e siga as instruções para redefinir sua senha. Você precisará saber seu nome de usuário ou e-mail associado à sua conta para excluí-lo.

Passo 2: Escolha uma razão para sair

motivos pelos que eliminar conta

A partir daqui, selecione o motivo pelo qual você deseja excluir sua conta. Algumas das razões incluem estar ocupado demais com o aplicativo, preocupações com dados ou problemas decorrentes de anúncios. Selecione a opção que melhor se adequar à sua situação – não importa qual você escolheu – no menu suspenso ao lado de Por que você está excluindo a sua conta?” Uma vez feito, digite novamente sua senha no campo de texto resultante.

Passo 3: Apagar conta

excluir conta instagram definitivamente

Você está quase lá, mas lembre-se de que não há como voltar ou mesmo usar o mesmo nome de usuário depois de excluir sua conta. Depois de decidir que deseja continuar, clique no botão “Excluir minha conta permanentemente” na parte inferior. E é isso!.

Por motivos de segurança, o Instagram não pode excluir uma conta para você (ou do seu filho). Você precisará fazer login na conta que deseja excluir para realizar a ação. Depois de passar pelo processo de confirmação, não há mais nada que você precise fazer. Sua conta será removida da rede social para sempre.

Posso deletar minha conta se perdi a senha?

Se você não entrou na sua conta por um longo tempo, você pode ter esquecido sua senha, felizmente existe uma maneira simples de recuperá-la:

Tente acessar através da sua conta do Instagram vinculada ao Facebook, desta forma você não será solicitado por uma senha.

Se você não pode, você não tem escolha senão dar “Esqueceu sua senha?“.

Ele lhe dará a opção de alterar sua senha digitando seu nome de usuário ou e-mail associado ao Instagram, com o captcha incluído.

Você receberá um link de ativação, que clicando nele permitirá inserir uma nova senha. Esta etapa é idêntica se você fizer isso a partir do Android ou iOS, somente você terá que colocar o seu telefone.

Agora você só tem que seguir os passos acima, entrando em seu Instagram e excluindo sua conta.